#170 Alimentação pré, durante e pós treino!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Bom dia sol, que bom que tu veio :D

Essa semana está rolando aqui no trabalho a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e ontem o dia foi dedicado à alimentação e atividade física, e eu estava lá!
Rolaram três atividades: 


Na palestra, o Michel, que é professor da academia aqui do hospital, falou sobre atividade física para pessoas com problemas físicos, como lesões de ombro, joelho, etc. e como a atividade física bem orientada pode ajudar as pessoas a lidar com esses problemas, bem como fortalecer a musculatura e melhorar a qualidade de vida. O médico, que é ortopedista, falou sobre a necessidade e benefícios da ginástica laboral e dos alongamentos na rotina dos indivíduos, principalmente com o avanço da idade. A fisio falou sobre postura no ambiente de trabalho e nas atividades do dia a dia, mas eu quero mesmo é falar sobre a apresentação da nutri: eu esperava uma palestra falando sobre alimentação saudável, comer legumes e frutas e etc, mas tive uma grata surpresa qdo ela falou que o assunto seria alimentação pré, durante e pós treino para nós, reles mortais, que não somos atletas.
Ela afirmou algo que eu já pensava. Que a suplementação é algo totalmente dispensável se o indivíduo tem uma alimentação de qualidade, e que todo aporte calórico e energético pode ser alcançado com alimentação de qualidade.
A alimentação pré treino, se for feita entre 30 min e 2 horas antes da atividade física, deve ser composta de carboidratos de fácil absorção, para que esses forneçam ao corpo a energia necessária para realização de atividade, para que a digestão seja rápida e o corpo não tenha que dar conta de digerir e se exercitar ao mesmo tempo, e importante, a alimentação pré treino não deve ser rica em fibras! Isso é tão óbvio, mas eu nunca havia me dado conta! Pensem comigo: a gente come uma granolinha aqui, um mamãozinho, e tal, e vai correr! Aí o organismo começa a digerir aquilo e o que a fibra faz? Hein, hein??? Pois é caro corredor, você vai correr para o banheiro, isso sim! Então coma frutas! E dê preferência pras menos fibrosas.
Durante o treino o ideal é se hidratar! Se o seu treino não é superior a 1 hora, somente água é o suficiente, se o tempo for superior insira mais um carboidrato. Ela sugeriu uma mariola.
Já no pós treino, ao contrário do que se prega nas academias por aí, o ideal é combinar carboidrato e proteína! Arroz e feijão baby!!! Se não rolar um sanduíche natural vai muito bem!

Meu dia ontem foi assim:

05:40 - Café da Manhã: 1 fatia de pão integral com maionese e 1 xícara pequena de leite de soja light com café;
06:00 - Academia: treino de 45 minutos;
09:30 - Lanche: 1 bergamota;
13:00 - Aula experimental de pilates: 30 minutos;
14:00 - Almoço: 1 concha pequena de arroz, 1 de feijão, alface, repolho com passas e 1 col de sopa de molho de mostarda;
17:00 - Lanche: 4 bolachas de gergelim;
19:00 - Lanche: 1 banana caturra com 1 col de sopa de granola e 100ml de iogurte vegetal de morango e 1 porção de amendoim crocante de cebola e salsa;
21:30 - Janta: 1 e 1/2 bowl de Missoshiru e 2 Chocosoy Mais (tipo um Bis vegano).


Por hoje é só, desculpem o post gigante!
Beijos a todxs, amo vocês!

7 comentários:

Graci at: 25 de setembro de 2013 06:13 disse...

Adorei as dicas eu tomo antes da academia uma iogurte com gelatina e fruta.. acho q ta valendo.. bjs

Rose light at: 25 de setembro de 2013 06:13 disse...

É sempre bom lembrar o que comer antes de depois do treino! Domingo falaram sobre isto no Medida Certa(adoro!).Eu faço minha AF em jejum, um erro, mas não consigo comer antes de sair de casa...Beijo Vivi! Aqui em Canoas já tá nublando, de novo...

Jéssica Gabriele at: 25 de setembro de 2013 06:29 disse...

Nossa isso é muito importante mesmo, no começo da dieta eu não sabia o que comer direito e já cheguei a passar mal. Mas agora tá tudo certo.

Beijokas

Mallú Pereira at: 25 de setembro de 2013 11:41 disse...

Minha instrutora disse que não devemos comer iogurte antes de ir para a academia, porque é de difícil digestão. Eu sempre tomo iogurte de manhã, então nunca comprovei a tese dela, mas um dia uma amiga tomou um iogurte antes da aula de jump... resultado: passou mal e o iogurte voltou por cima! no meio da aula... coitada!!
Eu como sempre algum pãozinho integral, ou um rap10, coisas com carbo, se não eu não aguento.

Joanna at: 26 de setembro de 2013 02:59 disse...

ei!
adorei as explicaçoes!!! sao otimas dicas para quem se exercita!!!!!
bjos

Ionara Régia at: 26 de setembro de 2013 04:29 disse...

Oi, Vivi!!! Vim conhecer seu cantinho e gostei muito! Vou voltar mais vezes!!!
Sempre tenho dúvidas sobre o que comer antes e depois da AF... Seu post me ajudou a esclarecer.
Bjs! =)

Aline Canteiro at: 26 de setembro de 2013 05:23 disse...

Que legal! Dicas que até sabemos mas acabamos esquecendo né Vivi!

Beijão

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